Distribuidora de Farinha de Trigo Importada

Procurar no site

Prato típico de Goiás

08-11-2012 10:13
Este prato tradicional na cozinha goiana é originário de Goiás Velho, antiga capital do estado.
Para alguns, a receita foi difundida por uma tradicional família da região outros dizem que ele teria sido fruto de encontros em que cada participante levava um prato, o que explica a diversidade de seus ingredientes.
O empadão goiano é uma iguaria composta de massa, que cobre uma forma funda de cerca de 10cm de diâmetro e 5cm de altura e recheio especial.
O caráter regional está no recheio, uma vez que este tipo de torta salgada é comum em vários locais. O empadão goiano tradicional tem como recheio frango desfiado, linguiça condimentada, carne de porco, batatas cozidas, pão, ovo, queijo meia cura, azeitona, molho e guariroba.
É comum acharmos empadões diferenciados, menos condimentados, com alguns ingredientes as mais ou a menos no recheio, e o palmito substituíndo a guariroba, o que é mais comum. Isso se dá pelo fato de muitas pessoas não terem costume com os gostos tradicionais, como a guariroba e a pimenta.
O modo de preparo também é importante. O prato deve ser assado em forma de barro e os ingredientes do recheio preparados separadamente.
Para acompanhar, somente um arroz branco bem soltinho. O resultado é delicioso.
É um prato farto que poderá ser servido em um bom lanche, em uma pequena refeição ou como prato principal de uma refeição.
 


 

 
Empadão de Goiás
Massa
Ingredientes:
14 colheres (sopa) de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de banha de porco ou gordura vegetal
2 colheres (sopa) de manteiga
1 xícara (chá) de leite
1 colher (chá) de fermento em pó
ovo para pincelar
Recheio
Ingredientes:
600g de carne de frango (peito, coxas e sobrecoxas)
1 cebola picada
1 dente de alho amassado
6 tomates picados sem pele e sem sementes
sal
salsa picada
300g de lombo de porco magro cortado em cubos
200g de linguiça de porco
1 xícara (chá) de guariroba ou palmito cortado em pedaços
100g de queijo meia cura cortado em cubinhos
ovo cozido cortado em cubinhos
batata cozida cortada em cubinhos
pão de sal (tipo francês) cortado em cubos
azeitonas pretas inteira
Modo de Fazer:
Massa:
Junte todos os ingredientes até formar uma massa homogênea e deixe descansar por 30 minutos.
Recheio:
Aqueça uma pane e doure o frango. Adicione a cebola e o alho, os tomates e 3 xícaras (chá) de água e sal a gosto. Tampe a panela e deixe cozinhar até a carne ficar macia, se for necessário ajunte mais água. Retire do fogo, separe o frango do molho e desfie. Retorne a panela ao fogo com a carne desfiada e o molho do cozimento, junte a salsa e engrosse com farinha de trigo. Reserve.
Refogue o lombo de porco, temperado a gosto, até dourar. Acrescente água e deixe cozinhar até ficar macio.
Frite a linguiça e corte em pedaços.
Cozinhe o ovo e a batata e corte em cubinhos.
Separe e prepare os demais ingredientes.
Montagem:
Abra a massa em uma mesa enfarinhada e corte em círculos. Forre o fundo e os lados das formas individuais.
Recheie as forminhas untadas, de forma que caiba todos os ingredientes. O frango, o lombo de porco, pedacinho de linguiça, queijo meia cura, ovo, azeitona, um pedacinho de pão embebido em um pouco de molho e a guariroba. Regue com o molho. Abra o restante da massa e cubra as empadas. Aperte bem as bordas. Se quiser, guarde um pouco de massa para decorar. Pincele com a gema e leve ao forno preaquecido até ficar dourada. Sirva.
Notas:
As forminhas usadas são individuais, como as de empada só que grandes, com o mínimo de 10cm de diâmetro e 5cm de altura. Caso não encontre as forminhas de barro elas poderão ser substituídas pelas de alumínio.
O recheio tradicional é o que está descrito acima, mas encontramos no comércio Empadão de Goiás com diferentes recheios.
A guariroba ou gueroba é um tipo palmeira. Seu produto, o palmito da guariroba, tem sabor amargo e é uma iguaria de largo aproveitamento culinário. Especialmente em algumas regiões de Minas Gerais e de Goiás.
Para saber mais sobre a guariroba veja aqui e aqui.


 

Este prato é muito servido nas festas e reuniões de família. Na casa dos meus avós paternos era comum o seu preparo nos domingos e festas, quando a família toda se reunia. Ainda hoje, é sempre bem vindo à nossa mesa.

Voltar

© 2010 Todos os direitos reservados.